Nesta quarta-feira, 30, durante a manhã e a tarde, ocorreu o último dia de debates do 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades. O evento, que celebra o Dia Internacional dedicado ao tema, teve como palco a sede da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre.
Durante a manhã, foram realizados debates sobre os percursos, possibilidades e novas direções do ensino. Já no turno da tarde, a atividade foi centrada nos relatos do 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania.
"O Congresso é oportunidade para troca de experiências, para inclusão e para a construção participativa de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, destaca Marcos Caetano Corrêa, coordenador técnico do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, organizador do evento.
Além das palestras, o público participou de sessões técnicas com apresentações de trabalhos e conferiu o som da banda terminal 470 e de Stevan Zanirati. Outro destaque foi a exposição de desenhos dos alunos do curso de design, chamada de faces.
Dia internacional da Cidade Educadora - A celebração internacional de 30 de novembro tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais a respeito da temática. A proposta iniciou com um movimento em 1990, com base no 1° Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona. Na ocasião, um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar em prol do melhoramento da qualidade de vida dos habitantes.
Texto: Cláudia Fleury
Edição: Gilmar Martins
Comments