A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não registrou acidentes com mortes neste feriado de Natal. Entre o meio-dia do dia 24 de dezembro e meio-dia desta quinta-feira, 26, foram contabilizados 92 acidentes de trânsito na Capital, sendo 56 sem vítima e 33 com feridos, além de dois atropelamentos por automóvel e um por moto. Neste mês de dezembro a EPTC intensificou ações educativas e de fiscalização com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito e assim diminuir o número de mortes.
“No ano passado neste período tivemos duas vidas perdidas no trânsito. Ampliamos a revitalização da sinalização nas vias de maior movimento e estamos com mais ações educativas nas ruas, além da realização de operações com o foco em velocidade e álcool”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS), que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.
Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias. A partir da identificação desses fatores e condutas de risco, como subsídio para as áreas de educação, planejamento e fiscalização, as ações são direcionadas para a prevenção de novos acidentes.
Texto: Aline Rimolo
Edição: Gilmar Martins
Comments