Caxias do Sul recebe, nos próximos dias 14 e 15 de junho, a etapa Região Sul de um evento que está sendo realizado em todo país para debater e disseminar boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização. A finalidade principal é apresentar a gestores de trânsito ferramentas de gestão integradas aos princípios do Visão Zero e às ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), mas as palestras e oficinas são abertas a todos os interessados. O evento será presencial no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (R. Francisco Getúlio Vargas, 1130).
Entre os temas que serão levados para a USC estão: no dia 14, Planejamento e Financiamento de Mobilidade Urbana (14h), Intervenções para a Promoção da Segurança no Trânsito (16h35), Contratações e captação de recursos (17h); e no dia 15, Parcerias com Universidades e Programa Vida no Trânsito (11h30), Boas Práticas em Mobilidade Urbana (14h). Paralelamente, ocorrem oficinas técnicas com temas como Identificação de Pontos Críticos, Ruas Completas, Medidas Moderadoras e Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito).
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Prefeitura Municipal de Caxias, com o apoio dos Conselhos e Departamentos Estaduais de Trânsito da Região Sul.
As inscrições são realizadas por meio do link: https://forms.gle/eojQEuZeKqYKG7kP9
Para mais informações sobre o evento: cetran@cetran.rs.gov.br e cgplan@infraestrutura.gov.br
Visão Zero e PNATRANs
O Visão Zero é um conceito segurança no trânsito sueco que tem como princípios a meta de zero de mortes no trânsito (nenhuma morte é aceitável), o reconhecimento de que os seres humanos cometem erros e é preciso prevenir para que as consequências sejam minimizadas, o entendimento de que somos vulneráveis e desta forma precisamos proteger-nos, sendo a prevenção a vacina para salvar vidas. O modelo foi adotado pelo Governo Federal dentro do PNATRANs para nortear as ações da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito no Brasil.
O PNATRANs foi construído em uma série de audiências públicas e foi transformado em lei, definindo também metas para a redução das mortes no trânsito no País. A Lei Federal 13.614/2018 define os seis pilares para o enfrentamento da acidentalidade e as abordagens a serem adotadas pelos gestores de trânsito de todas as esferas.
Confira a programação:
Fonte: DetranRS
Comments