A Prefeitura de Porto Alegre apresentou o projeto Ruas Completas nesta quarta-feira, 15, em evento na cidade de Caxias do Sul. Durante o 1º Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária, a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Ana Paula Hoppe Bonini, abordou os resultados da intervenção na rua João Alfredo, na Cidade Baixa.
“É muito gratificante receber o reconhecimento e um convite para apresentar esse trabalho em um painel de boas práticas para mobilidade urbana. Isso sem falar na troca de experiências entre os participantes que é sempre positiva”, ressaltou a arquiteta. Foram destacadas três observações relevantes na região. Os veículos passaram a trafegar em velocidades abaixo do novo limite estabelecido (30 km/h), com dois trechos se aproximando de uma redução de 50% em relação ao medido antes da intervenção. Houve redução de 43% no número de ocorrências na via e sem vítimas fatais. Depois da intervenção, a João Alfredo manteve o número baixo de atropelamentos, enquanto a rua de controle (Lima e Silva, de características semelhantes) apresentou aumento.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, esteve presente no primeiro dia do evento e representou os secretários de mobilidade da região Sul. Além da apresentação do programa Ruas Completas, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e os técnicos participaram da oficina de medidas moderadoras de tráfego. “A grande oportunidade de participar de eventos que reúnem Governo Federal, órgãos estaduais e municípios da região Sul é o compartilhamento de boas experiências para que sejam reproduzidas em outros municípios. Ao mesmo tempo, alinhar as melhores formas de obter recursos dos governos federal e estadual com base na experiência dos técnicos presentes”, salientou Ayres.
O evento reuniu a Secretaria Nacional de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Desenvolvimento Regional e a Prefeitura Municipal de Caxias, com o apoio dos Conselhos e Departamentos Estaduais de Trânsito da Região Sul.
Local de permanência - Ruas completas são projetadas para dar segurança a todos os seus frequentadores. É uma tendência mundial que tem como objetivo distribuir o espaço de maneira mais democrática, com lugar para motoristas, ciclistas, pedestres e incentiva a ocupação da cidade. Transforma o espaço de passagem em local de permanência. O redesenho das ruas e da cidade, com escala humana e não de veículos, torna os espaços mais atrativos, seguros e amigáveis.
Texto: Gabriela Duarte
Edição: Gilmar Martins
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