Com base nos dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), que identificou os motociclistas como as principais vítimas no trânsito de Porto Alegre, foi proposta em 2018 a criação do Programa Motociclista Seguro, desenvolvido em quatro eixos: comunicação, educação, engenharia e fiscalização. Os objetivos são reduzir o número de acidentes fatais e de feridos graves envolvendo motociclistas, contribuir para a mudança de percepção dos demais usuários das vias públicas e sensibilizar os próprios motociclistas sobre a importância da percepção de risco e autocuidado no trânsito.
Programa Motociclista Seguro, iniciativa da Prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto do DetranRS, de acordo com o Programa Vida no Trânsito (PVT).
OBJTIVO GERAL
Promover ações educativas que visem reduzir o número de acidentes fatais e o número de feridos graves envolvendo motociclistas.
Objetivos Específicos
Conscientizar o motociclista sobre os elementos que compõem a condução segura;
Chamar atenção do motociclista para situações de risco durante a pilotagem e conscientização do seu posicionamento ideal na via;
Trabalhar nas mais diversas instituições a conscientização dos riscos eminentes de uma condução sem CNH;
Contribuir para mudança de percepção dos demais usuários da via sobre o motociclista.
Comments