O conhecimento prático nos mostra que muitas empresas nos relatam que a maior parte dos acidentes que envolvem seus colaboradores acontecem com veículos da empresa, mas também existem muitos relatos de acidentes de percurso, entendidos como no trajeto de ida e volta dos funcionários de suas casas até a empresa.
A Escola Pública de Mobilidade da EPTC, através deste programa, busca reduzir estes índices na cidade. O programa visa construir um sistema de pontuação, que se atingido, certificará as empresas participantes, e premiará as que mais se destacarem. A parceria fortalece o comprometimento das empresas em práticas de mudanças de atitudes no trânsito, com a construção de um novo paradigma em relação à mobilidade urbana, para evitar a acidentalidade. O trabalho é permanente, desenvolvido em diversas etapas, com ações por um trânsito mais consciente e seguro.
Objetivos
Reconhecer as empresas que investem em ações preventivas de valorização da vida.
Conscientizar em conjunto com as empresas os colaboradores em ações preventivas no trânsito, assim como seus familiares e comunidade sobre a responsabilidade de conduzir os veículos da frota e seus veículos particulares;
Preservar a integridade física dos colaboradores das empresas envolvidas;
Estimular as empresas a tornarem-se referências em segurança viária.
Resultados
Mais de 240 instituições já trabalham de forma pontal, em Porto Alegre, a segurança e educação para o trânsito em parceria com a EPTC. O Programa Empresa AMIGA DA EPTC, que foi implementado no segundo semestre de 2017, tem até o momento 20 empresas classificadas e 21 certificadas.
Através deste estreitamento de relações entre o poder público e empresariado, houve o alinhamento de diálogos propositivos de todos os envolvidos no programa, resultando em maior conscientização e entendimento dos grupos da comunidade quanto a necessidade de mudança comportamental em prol da segurança e educação no trânsito, buscando informações sobre a realidade de cada região auxiliando na implementação de infraestrutura viária e fiscalização mais efetiva em determinados locais.
Metodologia Proposta:
Realizar visitas para conhecer a realidade da empresa e os principais envolvidos neste programa, convidando-os a fazer parte do Programa.
Fomentar reuniões entre os participantes do projeto, oportunizando trocas de experiências entre as empresas.
Certificar, ao final do programa, as empresas que investirem na segurança viária de seus colaboradores de forma efetiva.
Estimular os gestores das empresas para participarem dos demais programas desenvolvidos por esta Coordenação.
Certificação
Cerimônia de classificação e certificação para as empresas que atingiram a pontuação mínima exigida, seu logo postado no site da EPTC e poderão ser convidadas pela EPTC para participarem de ações educativas conjuntas na cidade.
Comentarios