A rotina dos agentes de fiscalização de trânsito e transporte da Capital e os diversos setores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram vivenciados, nesta quinta-feira, 11, pela a vereadora Comandante Nádia (Democratas), que participou de “Um Dia de Agente da EPTC”.
O projeto educativo que construiu um novo conceito de integração entre a gestão pública e a sociedade, como ferramenta de transformação para um trânsito seguro, é uma atividade aberta a toda a população. Na atividade, em que são observados todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, é possível observar, em uma prática participativa, os três pilares da gestão da mobilidade urbana: a fiscalização, a educação e a engenharia de tráfego.
No roteiro, que incluiu visitas à central de videomonitoramento e controle da mobilidade e à unidade responsável pela montagem de semáforos e pela sinalização viária, na zona leste da capital, é possível testemunhar diversas áreas de atuação e tirar dúvidas com especialistas. A experiência demonstrou o correto uso das faixas exclusivas do transporte coletivo por veículos particulares que necessitam acessar o comércio ou ruas transversais, sempre com o uso da seta, e o trabalho de recuperação de placas de sinalização vandalizadas, identificadas com o Selo Verde do reaproveitamento, para maior economia do município.
“É importante verificar que a fiscalização da EPTC vem sempre acompanhada da educação, com abordagens orientativas e prioridade para a segurança no trânsito. E que a EPTC é responsável por uma série de atividades do cotidiano da nossa cidade”, destaca a vereadora.
Ao final da experiência, Nádia conversou com o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, sobre a importância da priorização do transporte coletivo na Capital para atender, principalmente, os trabalhadores das regiões mais afastadas do centro econômico. “É importante abrir as portas da EPTC para mostrar à população o amplo rol de serviços prestados para a cidade e os esforços, que não se resumem à fiscalização, para melhor atender as necessidades da população”, afirma Ramires.
Dia de Agente - Criado em 2017, por meio do programa permanente de educação para o trânsito, o projeto da Escola Pública de Mobilidade da EPTC, tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana, em Porto Alegre. A atividade já teve a participação de mais de 340 pessoas, entre a população em geral, jornalistas, líderes comunitários, políticos, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.
A experiência permite desmistificar o falso rótulo da “indústria da multa”. Este mito pode ser desconstruído por meio da verificação da baixa média diária de autuações registradas pelos agentes, disponível no portal da transparência da EPTC. As informações públicas podem ser acessadas em https://eptctransparente.com.br/infracoes
A EPTC, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), gestora do trânsito e transporte na Capital gaúcha, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.
Os interessados podem se inscrever na página do projeto, no portal de ensino à distância da EPTC, www.eadeptc.com.br, ou pelo formulário https://bit.ly/diadeagente_EPTC.
Comments