Os taxistas de Porto Alegre passaram por qualificação para um melhor atendimento em grandes eventos da cidade, promovida pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). Na segunda-feira, 25, o auditório da EPTC recebeu três turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite, para uma palestra com duração de uma hora e meia. A finalidade é preparar os condutores para bem atender o público no dia a dia e os visitantes em eventos como South Summit Brasil, um dos maiores na área de inovação que acontece na capital gaúcha nos dias 4, 5 e 6 de maio.
“A proposta busca a qualidade e confiança no serviço fiscalizado pela prefeitura. O profissional deve saber prestar informações aos diferentes públicos para deixar uma boa imagem da cidade. É importante estar informado sobre a agenda de eventos e poder orientar como buscar auxílio em caso de necessidade, no caso de perda de documentos ou problemas de saúde”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
A palestra foi ministrada pelo taxista José Cestari, condutor do prefixo 1826, do ponto da Rodoviária, com mais de 30 anos de experiência na condução de passageiros. O objetivo foi estimular a percepção do taxista como representante da cidade na recepção aos turistas e reforçar a importância do cumprimento das normas de circulação e conduta no trânsito. O conteúdo destaca o modo que o motorista profissional deve agir junto ao cliente e também tira muitas dúvidas do cotidiano, como por exemplo, os locais onde o veículo pode parar, o número de passageiros permitidos nos diferentes carros e o procedimento em casos de crianças de colo. Também reforça a necessidade de o condutor estar muito bem informado sobre os pontos turísticos da cidade, principalmente no Centro Histórico. “Para as pessoas levarem uma boa imagem do serviço e da cidade, o motorista deve se colocar na posição do turista, pois o taxista é o cartão de visitas para o usuário”, destaca Cestari.
O transporte individual de passageiros por táxi possui 3.937 condutores ativos e 3.651 prefixos cadastrados (março 2022) no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre (STPOA). Todos os condutores passam por treinamento de no mínimo de 50 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros. Além disso, os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço. O maior ponto de táxi da Capital é o da estação rodoviária, com 342 veículos, seguido pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho com 200 carros.
Consulta - Com o número do prefixo do veículo é possível acessar o site da EPTC e a Carta de Serviços para pesquisar os condutores de táxis da Capital e encaminhar elogios ou reclamações sobre o serviço prestado.
Texto: Gustavo Roth e Rafael Cabeleira Edição: Gilmar Martins
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